Mulheres fazendo plantio.

Projeto de Loteamento – Alexios Jafet

O trabalho coletivo Alexios Jafet é fruto de um largo processo que está completando 10 anos. Nessa história de lutas e conquistas, há atores importantes como as famílias das associações Anjos da Paz da Vila Santista, Habitação com Dignidade e a associação dos Trabalhadores Sem Teto da Zona Noroeste, além da assessoria técnica, sempre presente nas lutas e articulações políticas.

Durante esses dez anos, as lideranças, a equipe de trabalho social e a equipe urbanística tiveram de planejar e executar estratégias de trabalho que fortalecessem os processos coletivos e estimulassem a participação das famílias nas ações do movimento, possibilitando chegar até o momento presente, com as obras em andamento.

A busca pelos terrenos, iniciada em 2008, culminou dois anos depois na aprovação da compra antecipada do terreno, localizado na Avenida Alexios Jafet, Jardim Ipanema – após grandes esforços de negociação. O terreno, que possui cerca de 47 mil metros quadrados, está localizado em uma ZEIS 2 e conta boa infraestrutura urbana, em um bairro com qualidade ambiental, de transporte e serviços.

Com o terreno comprado, iniciou-se a etapa de projetos, com a participação direta das famílias. Nessa etapa de projeto foram pensadas coletivamente as futuras moradias, a partir de trabalhos com os grupos de cada associação. As tipologias dos apartamentos, bem como o programa e a organização das áreas comuns decorrentes desse processo, refletem a autonomia das discussões desenvolvidas, resultando em distintas soluções arquitetônicas que expressam as características e anseios específicos de cada grupo. Ao final, o empreendimento contará no total com 1.104 apartamentos, divididos em 5 lotes, recebendo ainda o prolongamento de uma rua pública e a criação de uma área verde, que será doada para a cidade.

A ausência da busca pelo lucro imobiliário neste empreendimento proporciona ganhos que são revertidos na qualidade do projeto e dos materiais. O tamanho dos apartamentos, que contarão com 58m2 – cerca de 16m2 a mais que unidades produzidas habitualmente por construtoras – representa essa melhora na qualidade da habitação de interesse social fruto do processo de autogestão.

Os períodos de elaboração de projeto foram seguidos por diversas etapas de aprovação em órgãos públicos. Ao longo desse tempo, foram encaminhadas atividades multidisciplinares organizadas pela equipe de trabalho técnico social e urbanística, em parceria com as associações, para o fortalecimento da autogestão no processo de formação das famílias – levando temas que fortalecessem a luta por direitos, que contribuíssem nas ações do projeto e que ao mesmo tempo estimulassem o pensamento crítico das famílias.

Foi também nesse momento em que se iniciaram importantes decisões como a organização dos grupos de famílias em comissões. A organização em grupos menores traz para mais próximo o exercício da prática coletiva e democrática, por meio da participação no planejamento e gestão das ações do empreendimento, na tomada de decisões sobre os recursos e na proposição de ações de fortalecimento de cidadania. No presente momento, as comissões atuam em diversas frentes de trabalho, desde a cotação de materiais e serviços a serem iniciados, passando pela prestação de contas, pela gestão de creche e refeitório do canteiro e por campanhas de prevenção de acidentes e de conscientização nas áreas de saúde e meio ambiente.

Os mutirões, que ocorrem aos finais de semana, constituem um importante espaço de troca e convivência entre os futuros vizinhos, aprofundando laços de solidariedade e de luta, mas também expondo tensões e conflitos, que são elementos formativos do convívio compartilhado. Trata-se, em si, de um ambiente em que são fortalecidas as relações humanas. O trabalho coletivo do mutirão se diferencia do trabalho alienado voltado ao mercado, onde o trabalhador não conhece/reconhece o produto final de seu trabalho. No projeto Alexios Jafet, as famílias das três associações vêm ao finais de semana trabalhar em suas futuras moradias, reunindo cerca de 300 mutirantes por dia nessas atividades.

De fato, o projeto Alexios Jafet se trata de uma conquista coletiva e pioneira, fruto da luta de três associações com identidades e histórico distintos que, com organização social e em parceria com a assessoria técnica, vêm protagonizando a construção de um novo espaço urbano, mais igualitário e democrático.

 

Texto: Julia Borrelli em parceria com Isabel Cabral e Cleonice Dias

 

gif animado com propostas de projeto

Proposta do projeto.

Pessoas reunidas na obra.

Figura 01. Famílias reunidas no canteiro de obras – A.H.D.

Imagem ilustrativa do conjunto habitacional.

Figura 02. Perspectiva dos prédios Alvorada do Jaraguá – A.H.D.

Imagem ilustrativa da unidade habitacional.

Figura 03 – Unidade habitacional tipo 01 – A.H.D.

Pessoas reunidas na obra.

Figura 04. Famílias reunidas no canteiro de obras – Anjos da Paz.

Imagem ilustrativa dos prédios.

Figura 05. Perspectiva dos prédios – Anjos da Paz.

Imagem ilustrativa da unidade habitacional.

Figura 06 – Unidade habitacional tipo 02 – Anjos da Paz.

Pessoas reunidas na obra.

Figura 07. Famílias reunidas no canteiro de obras – Noroeste.

Imagem ilustrativa dos prédios.

Figura 08. Perspectiva dos prédios – Noroeste.

Imagem ilustrativa da unidade habitacional.

Figura 09 – Unidade habitacional tipo 01 – Noroeste.